É o conhecimento que adquirimos no decorrer do dia. É feito por meio de tentativas e erros num agrupamento de idéias . É caracterizada pelo senso comum, pela forma espontânea e direta de entendermos. É o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos, as informações são assimiladas por tradição, experiências causais, ingênuas, é caracterizado pela aceitação passiva, sendo mais sujeito ao erro nas deduções e prognósticos. “é o saber que preenche nossa vida diária e que se possui sem o haver procurado, sem aplicação de método e sem se haver refletido sobre algo”(Babini).O homem, ciente de suas ações e do seu contexto, apropria-se de experiências próprias e alheias acumuladas no decorrer do tempo, obtendo conclusões sobre a “ razão de ser das coisas”. É, portanto superficial, sensitivo, subjetivo. Assim, temático e acrítico.O conhecimento empírico é aquele que não precisa ter comprovação científica e esta também não tem importância. O fato é que se sabe e pronto, não precisa ter um motivo de ser.
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Conhecimento Empírico
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O conhecimento empiríco é baseado naquilo que vemos e vivemos todos os dias, tirando nossas próprias conclusões, sendo assim não tem nenhum motivo específico para se saber.
ResponderExcluirpara se chegar ao conhecimento e necessario passar por algumas coisas,ter alguma noção, e muita das vezes e por issu que ocorre que os cientistas tentem desvendar, mais issu é apenas coclusoes que tiramos do nosso dia a dia.
ResponderExcluir